Será necessário esperar um pouco mais para saber quantas empresas vão manifestar interesse em construir a nova ponte entre Brasil e Uruguai. Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (26) o aviso de mais uma alteração da data. Agora, as propostas serão conhecidas no dia 18 de novembro. Pelo cronograma original, a abertura dos envelopes ocorreria no dia 07 de outubro. Posteriormente, foi transferido para 04 de novembro.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a alteração no prazo se deve a complexidade da obra. Desde que a concorrência foi lançada, três empresas já manifestaram interesse, mas questionaram o edital: Construtora Ferreira Guedes, Arteleste Construções e Construcap – CCPS. Elas questionaram, entre outras coisas, o prazo exíguo para apresentação de documentos.
A obra, situada na BR-116 entre as cidades de Jaguarão (Rio Grande do Sul) e Rio Branco(Uruguai), contemplará a construção de uma ponte com 16,85 metros de largura e extensão de aproximadamente 600 metros. Haverá acesso do lado brasileiro, com extensão de aproximadamente cinco quilômetros. Do lado uruguaio, o acesso terá 3,3 quilômetros, além de complexos de fronteira, com edificações, áreas de estacionamento e áreas de controle da Polícia Federal, Receita Federal, Vigilância Sanitária, entre outros.
O Governo Federal já garantiu o repasse de R$ 34 milhões para iniciar a realização dos projetos. Em junho, o Dnit solicitou a Licença Prévia ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para poder realizar a obra. Além da construção de uma nova travessia, o edital irá prever o reparo da ponte atual.
A construção da segunda ponte internacional foi promulgada em fevereiro de 2013. O acordo para a construção da ponte sobre o Rio Jaguarão foi celebrado em 2007 pelos países brasileiro e uruguaio, ficando a atual Ponte Barão de Mauá reservada ao trânsito de veículos leves.
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