Na manhã de domingo (1º) foi movimentada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) após policiais da Patram e do Policiamento Comunitário flagrarem cerca de 30 pessoas em uma festa rave na dunas do loteamento Assumção, no Las Acácias, bairro Laranjal, Pelotas. Todos participantes foram para a delegacia registrar boletim de ocorrência por crime ambiental e posteriormente liberados.
Segundo o capital André Avenilo, da Patram, cerca de 13 veículos estavam dispostos em meio as árvores e vegetações características e fixadora de dunas. Seis deles acabaram recolhidos por apresentarem irregularidades administrativas. "Constatamos ainda diversos copos, latas e garrafas de bebidas inclusive alcoólicas onde os indivíduos estavam aglomerados."
Os participantes flagrados irão responder processo pelo artigo 50 da Lei dos Crimes Ambientais: destruir ou danificar florestas nativas ou plantadas ou vegetação fixadora de dunas, protetoras de mangues, objeto de especial preservação. Penas de três meses a uma ano de detenção e multa.
A Patram informa que as denúncias podem ser feitas pelos telefones (53) 3309-5380 e 3225-3722.