A expectativa de movimento na rodoviária local não é boa para o feriadão de 7 de Setembro.
O acréscimo no fluxo de passageiros deverá ficar entre 10% e 15%, a metade do que normalmente ocorreria se o momento não fosse de crise, sobretudo pelo parcelamento dos salários dos servidores estaduais, comenta o diretor administrativo da Empresa do Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel), Roberto Caldeira.
O movimento diário entre chegada e saída é de sete mil passageiros e em uma situação de normalidade, a partir desta sexta-feira dobraria. Apesar da baixa, haverá carros extras se necessário. "Um lá que outro", observa o diretor, nada otimista desta vez. Entre as passagens já vendidas, Porto Alegre continua o destino mais procurado, seguido de Rio Grande, Jaguarão e Bagé.
Órgãos públicos e agências bancárias iniciam o final de semana prolongado ao final do expediente de amanhã, retomando as atividades na terça. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também não funcionam no fim de semana e na segunda do feriado, à exceção da Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, que mantém atendimento diário das 8h às 23h, ininterruptamente.
O transporte coletivo urbano presta o serviço dentro do habitual, ou seja, no feriado fará os mesmos horários de domingo, quando restringe o número de carros mantidos em circulação durante a semana. O comércio funciona normalmente até sábado, reabrindo terça-feira. Já os supermercados podem abrir no feriado, a exemplo do que fazem aos domingos, geralmente com atendimento apenas pela manhã. Mas podem estender o funcionamento, se assim o desejarem.
Shopping Pelotas
Confira os horários diferenciados no Shopping Pelotas
Sábado - Das 10h às 22h (todos os setores)
Domingo - Lojas e quiosques das 14h às 20h e praça de alimentação e atividades de lazer, das 11h às 23h
Segunda (feriado) - Mesmos horários de domingo
Fonte: Diário Popular