Com um primeiro tempo muito faltoso, o jogo estava truncado, com só o Grêmio acumulando cinco cartões amarelos na primeira etapa e o Brasil dois. Depois de 10 minutos sem reação após o gol xavante, o time tricolor passou aos poucos a dominar o jogo, controlando o ritmo da partida com toques curtos.
Aos 42 minutos, depois de uma bela jogada de Maicon pela direita, o capitão gremista tocou para Luan dentro da área que de primeira colocou a bola no canto direito de Eduardo Martini, empatando o jogo.
Depois de um primeiro tempo mais equilibrado, o Grêmio voltou do vestiário determinado a virar a partida e partiu para cima do time xavante. Logo no segundo minuto de jogo Luan fez ótima jogada, mais uma vez pela direita, e cruzou na cabeça de Everton, que cabeceou para o chão, enganando com o quique da bola o goleiro xavante.
Ainda meio atordoado com o início de segundo tempo avassalador gremista, o Brasil não conseguiu demonstrar reação. Aos 14 minutos, o tricolor entrou tocando na área e com mais uma assistência de Maicon, que deixou Pedro Rocha na cara do gol, o atacante que havia entrado no intervalo no lugar de Edinho, marcou com facilidade. Com o terceiro gol gremista foi quebrada uma marca xavante que já durava mais de nove meses. Desde 19 de abril de 2015, na semi-final do Gauchão contra o Internacional, que o Brasil não tomava três gols no mesmo jogo.
Após o terceiro gol, ambos times pareceram ter desanimado, o Grêmio convicto da vitória e o Brasil abalado pela virada, fazendo com que os últimos 30 minutos de partida passassem sem grande emoção. Muitos toques pro lado, chutões e finalizações mal feitas diminuíram a qualidade do que até então era um bom jogo.
Com a derrota o Xavante se encontra empatado em penúltimo com o Veranópolis, a frente apenas do Passo Fundo que perdeu também neste domingo por 3x0 para o São José em casa. Já o Gremio está agora em segundo empatado com o Glória e atrás do Sâo José.
As duas equipes voltam a campo na próxima quinta-feira, às 19h30. O Brasil vai à Gravataí, enfrentar o Cruzeiro-RS. Já o Grêmio enfrenta o Aimoré no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, por causa de punição depois da torcida gremista ter quebrado cadeiras no Beira-Rio no Gre-Nal da decisão de 2015.
Ficha técnica: Brasil 1x3 Grêmio
Brasil: Eduardo Martini,Wender, Leandro Camilo, Teco, Xaro, Leandro Leite, Washington, Moisés (Galiardo), Diogo Oliveira, Cléverson (Ramon), Nena (Marcos Paraná)
Técnico: Rogério Zimmermann
Grêmio: Marcelo Grohe, Wallace Oliveira, Geromel, Kadu, Marcelo Oliveira, Edinho (Pedro Rocha), Wallace, Maicon (Marcelo), Douglas. Éverton, Luan (Bobô)
Técnico: Roger Machado
Local: Centenário, Caxias do Sul
Horário: 17h
Árbitro: Luís Teixeira Rocha
Diário Popular