Conforme relato do coordenador a elevação do Rio Jaguarão chegou a 4,7 metros, cerca de três metros acima do seu nível normal. Na manhã desta quarta-feira (27) já foi possível perceber uma diferença no nível e na última medição feita o registro era de 2,5 metros acima do nível normal.
Sobre a situação das últimas semanas, Xavier destaca que a prefeitura realizou um grande trabalho de monitoramento, inclusive na madrugada. Ele conta que com o aumento do nível do rio uma família ficou desalojada e duas famílias desabrigadas, as quais ainda se encontram nas dependências do Ginásio Integração. “Em todo este processo de monitoramento tivemos um apoio forte da Cooadesps, que transportou as famílias, da secretaria de Serviços Urbanos, que fez diversas ações de drenagem para barrar os alagamentos, e também da secretaria de Desenvolvimento Social, que assessorou com o trabalho das assistentes sociais”, disse.
Segundo as informações da prefeitura as chuvas causaram vários impactos negativos na zona rural. Mais de 1000 km de estradas municipais sofreram grandes danos, o que impossibilitou o escoamento da safra agrícola, o transporte de cerca de 450 alunos da rede municipal e estadual, além de transtornos no deslocamento de famílias de produtores rurais, do campo para a cidade. As perdas nas lavouras, especialmente na soja, somam cerca de R$30 milhões.
Já na cidade foram registrados diversos pontos de alagamento, principalmente nas regiões ribeirinhas da Vila dos Pescadores e Vencato, assim como nos bairros Germano, Pindorama Indianópolis e Sagrada Família. Várias ruas, especialmente as não pavimentadas, também tiveram grandes danos. Com a trégua da chuva na manhã de hoje, equipes da secretaria de Serviços Urbanos, trabalham na recuperação destes trechos.
Reunião em Porto Alegre junto ao Governo do Estado: O Prefeito Cláudio Martins participa na manhã de hoje (25), em Porto-Alegre, da reunião com o secretário estadual da Agricultura Ernani Polo. Na pauta estão as consequências das chuvas para o setor primário. Entre os presentes estão as instituições financeiras, prefeitos de 9 municípios e o deputado Zé Nunes.
Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão