A Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros abrem inscrições nesta terça-feira (31) para concurso público. São 4,1 mil vagas para policiamento ostensivo na Brigada Militar, como soldado de 1ª classe, e 450 para bombeiros de 1ª classe. Ambas as categorias são para nível médio.
As inscrições devem ser feitas somente pela internet até o dia 20 de novembro, no site da Fundatec. A taxa de inscrição é R$ 80.
Para ambos os concursos, os vencimentos são de R$ 3.760,54 e demais vantagens, com carga horária de 40 horas semanais.
Entre os requisitos para a inscrição estão ter nacionalidade brasileira, idade mínima de 18 anos e máxima de 25 e possuir ensino médio completo. Também pedem altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. É obrigatório apresentar atestado de bons antecedentes, estar quite com as obrigações eleitorais, não responder a processo criminal e ter carteira de habilitação. Para mais informações sobre os pré-requisitos, consulte o edital da Brigada e dos Bombeiros.
Em ambos os concursos, 16% das vagas serão destinadas a candidatos negros e pardos, de acordo com a lei estadual 14.147/12.
Para os bombeiros, a seleção tem quatro fases: exame intelectual, exame de saúde, exame de capacitação física (composto por duas testagens) e exame psicológico, com testagem individual e coletiva.
Para a Brigada, também estão previstas as mesmas quatro fases, porém a capacitação física possui apenas uma testagem. Todas as fases do concurso terão horário, data e local divulgados em edital publicado no Diário Oficial do Estado, com antecedência mínima de oito dias.
A prova terá 50 questões objetivas de português, matemática, direitos humanos e cidadania, legislação específica, conhecimentos gerais e informática. Os candidatos às vagas dos bombeiros farão a prova em Porto Alegre. Já quem prestar o concurso para a Brigada poderá fazer o exame intelectual em Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e São Leopoldo.
O prazo de validade do concurso é de dois anos, a partir da homologação do resultado final.
g1