Pelotas está de luto. Morreu às 20h30min desta quinta-feira (15) um dos seus mais ilustres moradores, o jaguarense Aldyr Garcia Schlee, 83 anos. O escritor, jornalista, professor de Direito, criou a camisa canarinho quando tinha apenas 19 anos. Informações dão conta que ele estava internado na Beneficência Portuguesa, mas a causa da morte ainda é desconhecida.
Carismático, porém discreto, Schlee sempre expressou suas paixões em palavras, com o que sentia pelo Grêmio Esportivo Brasil. Aldyr recebeu duas vezes o prêmio da Bienal Nestlé de Literatura Brasileira e foi cinco vezes agraciado com o Prêmio Açorianos de Literatura.
Como jornalista, ganhou o Prêmio Esso da categoria e foi o fundador do curso de Jornalismo da UCPel, de onde foi expluso após o golpe militar. Criou o jornal Gazeta Pelotense, escreveu para o Opinião Pública e para o Diário Popular. Na literatura, publicou em 2009 "Os limites do Impossível, os contos gardelianos", Foi tradutor e crítico da obra de João Simões Lopes Neto. No próximo dia 22 completaria 84 anos de paixão pela escrita.
Em seu twitter, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) lamentou a morte de Aldyr Garcia Schlee e decretou luto oficial de três dias. O Grêmio Esportivo Brasil também postou nas redes lastimando a morte de seu torcedor.