O Grêmio bateu o Ypiranga por 2 a 1 no Colosso da Lagoa. A vitória em Erechim, conquistada com direito a um golaço de calcanhar marcado por Lincoln, colocou a equipe comandada por Roger Machado na liderança do Gauchão 2016.
O Grêmio volta a campo no próximo domingo (27) contra o Lajeadense na Arena. Enquanto isso, o Ypiranga recebe o Aimoré no mesmo dia.
Quando entrou em campo, o Grêmio sabia que poderia assumir a liderança do Gauchão após os resultados paralelos ajudarem. Embora sem seis titulares, o time comandado por Roger teve boa atuação, principalmente na reta final da primeira etapa da partida.
Pedro Rocha poderia ter aberto ao placar e encaminhar a liderança do torneio logo aos 12 minutos. Lincoln acionou o atacante, que pelo lado direito, finalizou forte, mas para fora. Pouco depois, ele compensaria o erro.
Antes, Bobô cabeceou por cima após bom cruzamento de Marcelo Hermes. Ernani ainda teve chance de marcar para a equipe da casa, em chute cruzado pelo lado esquerdo.
Aos 27 minutos, no entanto, Pedro Rocha aproveitou boa jogada de Bobô, que tocou no meio da área para o garoto gremista concluir para o gol: 1 a 0.
Bem na partida, Bobô lançou Lincoln em busca de mais uma assistência. O meia tricolor limpou o zagueiro mas viu Carlão defender a finalização.
O garoto, no entanto, se redimiu com classe. Muita classe. Pedro Rocha cruzou do lado direito, e Lincoln concluiu de calcanhar. De costas, ele marcou no canto. Golaço.
Marcelo Grohe, aos 36, evitou o gol dos donos da casa quando Túlio Rennan invadiu a área com velocidade. O gremista saiu nos pés do jogador adversário para salvar.
Carlão repetiu o protagonismo do goleiro tricolor em duas oportunidades com Pedro Rocha. Na primeira, o atacante ficou de frente com o goleiro do Ypiranga, que fechou bem o ângulo e mandou para escanteio. Na cobrança da bola parada, Ernani furou, e Pedro Rocha chutou para a defesa de Carlão.
Pouco depois, Marcelo Grohe encerrou o primeiro tempo com grande defesa após um chute com perigo de Danilinho. Em 45 minutos, o Grêmio construiu uma boa vantagem.
Ela, no entanto, não foi mantida por muito tempo. Aos 10 minutos do segundo tempo, Léo furou a cabeçada, e a bola atingiu Fred. Do corpo do zagueiro gremista, ela foi para o gol. Em infelicidade tricolor, o Ypiranga diminuiu.
Aos 24, a vitória encaminhada na primeira etapa poderia ter se transformado em lamentação após lambança de Marcelo Grohe. O goleiro saiu do gol e espantou para o alto. A bola, no entanto, surpreendeu o gremista e caiu em suas costas, em direção ao gol. Apostando corrida com o adversário, Grohe deu um carrinho antes que a bola entrasse.
Foi a última ameaça dos donos da casa.
Aos 27, Jessé, por pouco não marcou contra. Ele cabeceou no travessão contra a própria meta. Dez minutos mais tarde, Lincoln voltou a aparecer e soltou uma bomba, mas Carlão espalmou a bola que entraria no ângulo.
O meia tricolor ainda acertou a trave após o goleiro tocar na bola, em blitz realizada pelo Tricolor aos 46 minutos.
Após uma última tentativa do Ypiranga, aos 48, o árbitro encerrou a partida. Com o apito final, o Grêmio assumiu a liderança do Gauchão.
FICHA TÉCNICA
Ypiranga: Carlão; Daniel, Negretti, Laerte e Ernani; Robson, Jessé, Jardel e Danilinho; Túlio Rennan e Léo
Grêmio: Marcelo Grohe; Ramiro, Bressan, Fred e Marcelo Hermes; Edinho, Walace, Pedro Rocha, Lincoln e Everton; Bobô
GAÚCHA