Começou no sábado, a operação Ágata 8. O trabalho será realizado em todo o Brasil, coordenado pelo Ministério da Defesa, junto com o Exército e órgãos de Segurança Pública. O objetivo é combater crimes ambientais e nas fronteiras.
Na região, a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada mobilizará aproximadamente mil homens para o serviço. Além destes, há também o efetivo da Brigada Militar, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Ministério da Agricultura e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Ambiental e Receita Federal. O patrulhamento realizado por este efetivo inclui os municípios de Bagé, Jaguarão, São Gabriel, Santana do Livramento e Dom Pedrito. Conforme informações do setor de relações públicas do Exército, este ano serão instalados postos de bloqueio fixos e volantes.
E além do trabalho de patrulhamento, algumas ações sociais também serão realizadas em Jaguarão, Hulha Negra e Pedras Altas. Nestes locais, serão realizadas palestras educativas, serviços de manutenção de escolas e vias públicas, apresentação de bandas de música e divulgação das formas de ingresso no Exército. Ainda não há uma data limite para o fim da operação.