A musa Xavante de 2016, Daiana Freitas, foi presa no fim da manhã desta quarta-feira (15). Ela é alvo da segunda fase da Operação Kastaschesi, deflagrada nesta manhã pela Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Captura (Defrec).
Daiane foi detida na saída da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, onde realizava uma visita íntima ao companheiro. Ele é um dos detentos que escapou do Presídio Regional de Pelotas (PRP) durante a fuga "cinematográfica", em agosto do ano passado, mas foi recapturado em outubro, em Santa Catarina. A ex-musa será encaminhada de volta a Pelotas, onde deve prestar depoimento e ser levada à casa prisional.
A operação
A ação tem foco no combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A investigação da Polícia Civil é em cima em de uma das organizações criminosas que disputam o domínio do tráfico de drogas na cidade e que ocupam a galeria C, do PRP.
Durante os mandados cumpridos nos bairros Areal, Fragata e Centro, oito pessoas foram presas, entre elas duas mulheres. Os agentes buscam um dos líderes da quadrilha foragido da Justiça. Conforme o titular da Especializada, Rafael Lopes, ao longo da investigação que durou cerca de um ano, 45 pessoas foram indiciadas pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de drogas.
De acordo com a Polícia Civil, no período de um ano, a quadrilha movimentou cerca de R$ 4 milhões. Com as cifras milionárias recebidas através da atividade do tráfico de drogas, os líderes da organização aplicavam em imóveis, veículos e embarcações.
Ao total, 14 imóveis foram apreendidos - oito já sequestrados - e nove veículos - alguns deles de luxo - foram confiscados pela polícia.
DIÁRIO POPULAR