A caçada ao líder Corinthians falhou nesta 16ª rodada da Série A do Brasileirão.
A distância, que era de seis pontos antes da rodada começar, acabou aumentando para oito após o fim da rodada. Enquanto o Timão venceu o Fluminense no domingo por 1 a 0 fora de casa, o Tricolor ficou apenas no 1 a 1 na noite desta segunda-feira (24) com o São Paulo, no estádio Morumbi.
Com o resultado, o Grêmio ficou com 32 pontos, enquanto o alvinegro paulista está com 40. Na sequência vem o Santos, com 30, o Flamengo, com 28, Palmeiras, com 26, e o Sport, com 24, fechando o G6. Na próxima rodada, a equipe gaúcha enfrenta o Santos no domingo, às 19h, na Arena. Porém, na quinta, o foco muda. O time de Portaluppi enfrenta o Atlético-PR no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, a partir das 21h45, na Arena da Baixada. No jogo de ida, o Tricolor aplicou 4 a 0.
Com a bola rolando, o time gaúcho se aproveitou da má fase e da pressão vivida pelo São Paulo, que está na zona de rebaixamento. Com o tradicional toque de bola, o Grêmio foi "cozinhando" o jogo até ter a bola do jogo, que apareceu aos 19 minutos do primeiro. Após passe de Geromel, Pedro Rocha passou pelo seu marcador na altura do meio-campo e avançou. Ele carregou a bola até a área, driblou mais um e chutou rasteiro. O goleiro Renan Ribeiro tocou na bola, mas não o suficiente para que ela não entrasse.
No segundo tempo, o técnico Dorival Júnior mudou a equipe e foi com tudo ao ataque. E em uma das poucas chegadas do clube paulista na área, veio o gol. Cueva deu ótimo passe para Edimar na esquerda. O lateral passou pela marcação e tocou para Pratto, que chutou bem. Marcelo Grohe fez ótima defesa, mas no rebote o jovem Lucas Fernandes chegou antes que a zaga e empurrou para as redes.
Nos minutos finais, o Grêmio ainda teve duas boas chances com Fernandinho e Ramiro, mas que não foram aproveitadas. Já nos acréscimos, Cueva fez ótima jogada individual e tocou para Gilberto. O centroavante ia finalizar, mas Ramiro chegou firme e evitou o chute. Os jogadores do São Paulo pediram pênalti, mas o árbitro, que logo em seguida encerrou a partida, não marcou nada.