Grêmio e Internacional não terão vida fácil na fase de Grupos da Libertadores. O Colorado caiu na Chave A do atual campeão da América, o argentino River Plate. Alianza Lima e G4 (Palestino x Independiente Medellín ou Talleres x São Paulo) fecham o grupo. A tendência é que o Tricolor Paulista, que está perto de acertar com o atacante Pablo do Athletico Paranaense, avance tornando o tradicional "grupo da morte".
O Tricolou caiu no Grupo H ao lado do atual campeão chileno Universidade Católica, o argentino Rosário Central que conquistou a Copa Argentina e G3 (Bolívia 3 x Libertad ou E2 (La Guaira ou Garcilaso x Atlético Nacional). O Atlético Nacional levou a Libertadores de 2016.
A vida mais tranquila entre os clubes brasileiros é do Cruzeiro. A Raposa enfrentará o Emelec, Huracán e Deportiv o Lara no Grupo B. Quinto e sexto colocados do Campeonato Brasileiro, São Paulo e Atlético-MG serão os primeiros a entrar em campo contra Talleres (ARG) e Danubio (URU), respectivamente. Os dois clubes participam da segunda fase da Libertadores e terão de passar por dois mata-matas até a fase de grupos ambos estreiam entre os dias 5 e 7 de fevereiro.
Os grupos
Grupo A: River Plate (ARG), Inter, Alianza Lima (PER) e G4 (chave do São Paulo)
Grupo B: Cruzeiro, Emelec (EQU), Huracán (ARG) e Deportivo Lara (VEN)
Grupo C: Olímpia (PAR), Sporting Cristal (PER), Godoy Cruz (ARG) e Universidad Concepción (CHI)
Grupo D: Peñarol (URU), Flamengo, LDU (EQU) e Bolívia 2
Grupo E: Nacional (URU), Cerro Porteño (PAR), Zamora (VEN) e G1 (chave do Atlético-MG)
Grupo F: Palmeiras, San Lorenzo (ARG), Junior Barranquilla (COL) e G2
Grupo G: Boca Juniors (ARG), Athletico Paranaense, Jorge Wilstermann (BOL) e Deportes Tolima (COL)
Grupo H: Grêmio, Universidad Católica (CHI), Rosario Central (ARG) e G3