Desde a última sexta-feira, os agentes estão nos principais pontos da BR-116 com ações de fiscalização com radar para coibir o excesso de velocidade e ultrapassagens indevidas. Na BR-392 o foco foi a repressão aos furtos de carga no Parque Marinha em Rio Grande resultando em uma apreensão de cigarros dissimulada em um caminhão de mudanças. O condutor foi preso pelo crime de contrabando.
No sábado, na BR-293 em Pelotas, houve fiscalização de alcoolemia dos condutores resultando
em veículos apreendidos. Um condutor foi preso por transportar grande quantidade de combustível no compartimento de carga do veículo sem cumprir as exigências legais. "Um acidente envolvendo esse veículo seria uma tragédia", comentou um dos policiais que estavam na ocorrência.
Durante a tarde de domingo as ações se concentraram na BR-392 em Cangucu onde foram flagradas ultrapassagens indevidas e condutores dirigindo após consumo de bebidas alcoólicas.
Apesar de todo o esforço da fiscalização, na noite de domingo uma morte foi registrada no trânsito na região. Na BR-116, em Jaguarão, a condutora de um veiculo Ford/Fiesta morreu no local ao sair de pista e capotar.
A Operação deve envolver todo o efetivo da PRF, com reforço nos finais de semana e feriados com a intenção de coibir as principais causas de acidente de trânsito: excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, embriaguez ao volante, falta de uso de equipamentos de segurança, entre outras.
Diário Popular