Comerciantes de Pelotas vêm sofrendo com a onda de assaltos ao varejo. Da última sexta-feira até esta terça-feira (8), conforme a Polícia Civil, pelo menos oito lojas do centro da cidade foram alvo da ação de criminosos. No Fragata e no Areal, cada bairro registrou quatro assaltos à mão armada ao comércio. Descrentes, comerciários da região se dizem “acostumados” com a situação, já que assaltos têm se tornado ações rotineiras nos bairros. Na avenida Fernando Osório, no mesmo período, três estabelecimentos comerciais também tiveram prejuízos. Em um deles, o dano chega a R$ 8 mil.
O proprietário de uma loja de roupas do Centro, inaugurada há quatro meses, conta que por volta do meio-dia do último sábado o estabelecimento foi invadido por três homens armados que exigiam dinheiro. De acordo com o dono da loja, que com medo da violência prefere não se identificar, os criminosos eram agressivos e ameaçavam os funcionários do local. Ainda de acordo com ele, como não havia dinheiro no caixa, o bando resolveu roubar roupas. “O prejuízo foi grande mas ainda não foi contabilizado. Poderia ter acontecido uma tragédia, já que os bandidos chegaram apontando as armas para os meus funcionários. O que importa é que ninguém se feriu”, comentou.
Na última sexta-feira, uma farmácia localizada na rua 15 de Novembro esquina Voluntários da Pátria foi, pela segunda-vez em menos de um mês, alvo de bandidos armados. Segundo uma funcionária do local, um homem armado usando um capacete cinza entrou no estabelecimento, roubou um cliente e, apontando a arma para ela, anunciou o assalto. Conforme a atendente, do lado de fora, um outro homem em uma moto vermelha aguardava o término da ação. “Onde vamos parar? Trabalhamos para entregar nosso dinheiro aos bandidos?”, questionou.
A reportagem do DP tentou entrar em contato com o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) André Luis Pithan e com o titular da 18ºDelegacia de Polícia Regional (DPR) , Márcio Steffens, para comentar a onda de violência do fim de semana e feriado mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.
A Polícia Civil investiga os casos
Roubos de veículos
Em quatro dias (sexta-feira até segunda), a cidade registrou nove roubos de veículos - seis carros e três motocicletas - número acima da média. Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ocorrências deste tipo de crime não chegam a uma por dia.
Assaltos
Ataques cometidos por quatro criminosos em um Gol branco têm assustado os pelotenses. Os bandidos aproveitam a distração das vítimas, ou as “fecham” na rua, obrigando a parar. A Polícia Civil tem, pelo menos, dez casos envolvendo esse veículo. Na última sexta-feira, por volta das 20h50min, próximo ao parque da Baronesa, no bairro Areal, um casal estava chegando em casa quando foi abordado por quatro homens, todos armados e encapuzados. Eles pegaram a chave do Vectra das vítimas, a bolsa da mulher e a chave do portão da casa.
Fonte: Diário Popular