O Grêmio ainda pode ser vice-campeão brasileiro. A desvantagem para o Atlético-MG caiu para apenas um ponto após a vitória por 2 a 1 do clube gaúcho sobre o atual segundo colocado da competição.
Os gols gremistas foram marcados por Everton e Luan. Lucas Pratto anotou para o adversário.
A decisão ocorrerá no próximo domingo (5). Enquanto o Grêmio enfrenta o Joinville em Santa Catarina, o Galo joga contra a Chapecoense no Mineirão.
Com a bola rolando, poucas chances foram criadas na Arena. Grêmio e Atlético-MG faziam um jogo estudado e tenso para decidir se a briga pela segunda colocação do Brasileirão terminaria ou se estenderia por mais uma rodada.
A partida começou a mudar aos 27 minutos, quando Marcelo Grohe sentiu a sola do pé esquerdo após cobrar tiro de meta. Pronto para substituir o camisa 1 tricolor, Bruno Grassi teve a entrada na partida atrasada. O motivo foi dos melhores.
Em jogada pelo lado esquerdo, Marcelo Oliveira encontrou Everton, que enganou o marcador e chutou no canto direito de Victor. O goleiro do Atlético-MG não buscou: 1 a 0.
Bem na partida, o autor do gol gremista voltou a levar perigo à defesa mineira poucos depois, quando recebeu lançamento de Douglas. O atacante dominou com classe e partiu para cima da marcação, mas finalizou mal.
Sem aproveitar a oportunidade, o Grêmio viu o adversário responder. Dátolo, ex-Inter, driblou Geromel, que puxou o argentino dentro da área: pênalti marcado. Bruno Grassi pulou para um lado. A bola entrou no outro canto: 1 a 1.
Empolgado com o empate, o Galo pressionou a equipe tricolor a partir do início do segundo tempo. Jemerson se antecipou ao goleiro gremista e cabeceou por cima do gol após escanteio cobrado pelo lado esquerdo. Luan - atacante do Atlético-MG -, poucos instantes mais tarde, não marcou em finalização à queima-roupa porque a bola esbarrou na defesa do Grêmio. Giovanni Augusto, aos 17, chutou forte na entrada da área. Grassi salvou.
Faltava a chance gremista. Com 21 minutos jogados no segundo tempo, o árbitro Péricles Bassols voltou atrás duas vezes antes de confirmar uma falta de grande perigo a favor da equipe gaúcha. Luan foi o encarregado da cobrança.
Surpreendendo o goleiro Victor, o atacante tricolor bateu rasteiro no lado oposto ao que o goleiro do Atlético-MG se encaminhava. Gol do Grêmio: 2 a 1.
O clube mineiro procurava o empate. Voltando a pressionar, o gol que devolveria a igualdade no placar só não saiu porque, aos 44 minutos, Bruno Grassi fez grande defesa em finalização perigosa de Luan.
A intervenção do goleiro gremista decretou a vitória tricolor. Não houve tempo para mais nada na Arena.
FICHA TÉCNICA:
Grêmio: Marcelo Grohe (Bruno Grassi); Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Ramiro, Douglas (Edinho), Everton e Pedro Rocha (Bobô); Luan.
Atlético-MG: Victor; Patric (Carlos), Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete (Dodô), Rafael Carioca, Giovanni Augusto e Dátolo; Luan e Lucas Pratto.
Arbitragem: Péricles Bassols
Cartões amarelos: Geromel e Douglas (G); Jemerson, Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo e Luan (A).
Estádio: Arena do Grêmio
Público total: 39.662
GAÚCHA