Se, antes de entrar em campo, a dupla Gre-Nal vivia momentos diferentes - o Inter vinha de atuações ruins, e o Grêmio, afirmado, buscava maior tranquilidade na tabela -, a situação não se confirmou no gramado do Beira-Rio durante o clássico 408. Surpreendendo, os colorados partiram para cima desde o início e, apesar de o jogo ser truncado em muitas ocasiões, conseguiram envolver os gremistas para alcançar o 1 a 0 no placar.
O resultado aproxima o time de Argel do G-4, pois o São Paulo perdeu o clássico para o Corinthians. Mesmo com a derrota, o Grêmio mantém a esperança do vice-campeonato, já que o Atlético-MG empatou com o Goiás. Na próxima rodada, há o confronto direto entre tricolores e mineiros.
Em um primeiro tempo com 19 faltas cometidas, a bola pouco rolou. E, no tempo em que estava em jogo no gramado, foi disputada com afinco por ambas equipes. Truncada, a etapa transcorreu com poucas chances de gol.
A mais contundente delas ocorreu aos 23 minutos, com Vitinho. Pela direita, William passou por Marcelo Oliveira e alcançou o atacante que, livre, não chutou firme. Grohe pegou sem dificuldade.
A resposta tricolor veio dois minutos depois, quando o Grêmio envolveu o Inter na troca de passes, mas Ramiro completou fraco, cruzado, e a bola saiu pela linha de fundo.
No final, Artur se livrou da marcação e chutou de longe. Marcelo Grohe saltou para defender.
Apesar de muito disputado, o primeiro tempo mostrou certa superioridade do Inter, que teve atuação distoante das que fizeram o time ser contestado nas últimas rodadas.
Para a segunda etapa, Roger trocou Everton, que pouco produziu, por Pedro Rocha. Mas nem deu tempo de o garoto mostrar futebol.
O Inter começou pressionando: aos cinco minutos, Vitinho fez jogada individual, driblou Galhardo, e levantou para Ernando. Na pequena área, o zagueiro deu uma casquinha de cabeça e mandou a bola muito perto do gol de Grohe.
Revezando pela direita com William pela direita desde o primeiro tempo, Dourado avançou pelo lado, passou por Erazo e encontrou Vitinho. O garoto finalizou de primeira e abriu o placar no Beira-Rio.
Mesmo com a vantagem no marcador, o Inter não recuou em campo. Aos 14, Lisandro dominou no peito e encheu o pé em chute forte. Marcelo Grohe espalmou.
Em confusão após falta de William em Ramiro, Alisson discutiu com Marcelo Oliveira e empurrou o gremista. O goleiro foi advertido com cartão amarelo e, por suspensão automática, está fora do próximo jogo, contra o Fluminense, no Maracanã.
Na metade do segundo tempo, Anderson cansou e pediu para ser substituído. Argel chamou Bertotto para o lugar do ex-gremista. Com o ingresso do volante, o Inter recuou em campo e abriu espaços para o Grêmio avançar.
Em bate-rebate dentro da área, Luan dribla Alisson, mas perde o tempo da conclusão. Ele atrasa para Giuliano que, da pequena área, mandou direto para fora.
Com meia hora de segunda etapa, foi Alisson quem salvou a tentativa de Pedro Rocha. Aos 40 minutos, o nome do goleiro da Seleção apareceu novamente. Dessa vez, a tentativa foi de Bobô.
A partida ganhou tons dramáticos, mas o Grêmio não conseguiu converter em gols a superioridade que obteve na pressão. Na próxima rodada, o Inter pega o Fluminense fora, e o Grêmio, o Atlético-MG, na Arena.
FICHA TÉCNICA:
Inter 1x0 Grêmio
Brasileirão, 36ª rodada
Beira-Rio, Porto Alegre
Inter: Alisson; William, Paulão, Ernando e Artur; Nico Freitas (Silva), Rodrigo Dourado, Anderson (Bertotto) e D'Alessandro; Vitinho (Alisson Farias) e Lisandro López. Técnico: Argel Fucks
Grêmio: Marcelo Grohe; Rafael Galhardo, Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Ramiro (Maxi Rodriguez), Giuliano e Douglas (Bobô); Everton (Pedro Rocha) e Luan. Técnico: Roger Machado
Gol: Vitinho, aos 7 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Alisson, Vitinho, William (INT) Galhardo, Luan (GRÊ)
Fonte: Rádio Gaúcha