A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul divulgou, na tarde desta terça-feira, uma grande operação em conjunto com diversos órgãos de segurança na fronteira do Estado com o Uruguai e com a Argentina. As ações integradas serão feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Geral de Perícias, a Susepe, as Forças Armadas, a Polícia Federal e a Receita Federal, em parceria também com os órgãos dos países vizinhos. O objetivo é combater crimes fronteiriços, especialmente o contrabando e o tráfico de drogas e de armas.
Na Zona Sul, representa reforço nas atividades em dois pontos: na BR-471 no Chuí e Santa Vitória do Palmar, e na BR-116, na fronteira próxima a Jaguarão. O chefe da delegacia da PRF da Região Sul de Pelotas, Fabiano Goia, falou sobre as ações integradas, classificando-as mais como uma amostra de capacidade de reação do Poder Público aos crimes fronteiriços.
"É um reforço de fiscalização nas nossas equipes, que atuam em diversos pontos próximos a Jaguarão e Chuí. Mostra que a integração entre os órgãos está muito boa e visa, principalmente, o combate ao tráfico de drogas e armas e ao contrabando", comenta.
A mobilização das equipes começou na madrugada de domingo e algumas apreensões já foram realizadas. No entanto, ainda não há definição de como será feita a divulgação dos dados da operação, intitulada Esforço Integrado na Fronteira. Ela foi lançada oficialmente no começo da tarde de terça, em ato no auditório da SSP, na capital, com a presença do secretário Cezar Schirmer e de dirigentes das instituições de Segurança do Estado.
Uma nota divulgada no site do governo do Estado indicou que alguns dados poderiam ser apresentados ao secretário ainda na terça. Segundo Goia, as ações incluem um cinturão na região fronteiriça do Estado, com equipes móveis posicionadas em locais estratégicos para combater os crimes fronteiriços.
Foram realizadas reuniões entre os órgãos brasileiros com os de Argentina e Uruguai. As equipes de fiscalização na região da fronteira estarão com o efetivo reforçado ao longo de toda esta semana. Até agora, segundo informações da PRF, o resultado da operação é satisfatório.
DIÁRIO POPULAR