Terminou bem o sequestro de Rosângela Barcellos Freda, mãe do jogador do Shakthar Donetsk e da Seleção Brasileira, Taison, sequestrada na tarde desta segunda-feira (16), em frente à residência em que mora com a família, na Perret. Ela foi localizada pela polícia, amordaçada, em uma casa que seria usada como cativeiro na localidade conhecida como Alto da Cruz, no Monte Bonito, a nove quilômetros da BR-392. A vítima foi resgatada ilesa.
O cativeiro em que Rosângela Barcellos Freda seria mantida foi descoberto por agentes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) que cumpriam ordens judiciais no Passo do Salso. Eles receberam a informação do crime e, na rótula do Centro de Eventos da Fenadoce, se depararam com o veículo Siena branco utilizado pelos criminosos para o sequestro. O carro cortou a frente da polícia que seguia em viatura discreta.
Na BR-392 houve perseguição ao Siena em que a vítima estava. Nos arredores do Monte Bonito os policiais, juntamente com a Brigada Militar, abordaram um veículo Gol que estaria envolvido no sequestro. O condutor informou o local em que "Dona Vavá" seria mantida e os agentes da Deam solicitaram reforço da Polícia Civil e da BM. Quatro pessoas - entre elas uma mulher - foram presas e um criminoso conseguiu fugir. Conforme a polícia, todos são integrantes de uma organização criminosa que disputa o domínio do tráfico de drogas em Pelotas. Na residência, que seria do suspeito que conseguiu fugir, a polícia encontrou armas, toucas ninjas, munições, veículos roubados e drogas, além de alimentos.
O titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Captura (Defrec), Rafael Lopes, disse que cada um dos presos já tinha, inclusive, tarefas a desempenhar no período em que Vavá seria mantida em cativeiro. Quanto à quantia exigida em resgate o delegado falou que não foi apurada e nem sabe se os próprios criminosos já tinham ideia do valor. "Foi tudo muito rápido e não há ideia do que seria pedido, ainda vai ser apurado", comentou. Nenhum dos presos, porém, foi reconhecido como responsável por retirar Rosângela de casa.
O subcomandante do 4ºBatalhão de Polícia Militar (BPM), major Márcio André Facin, destacou a rapidez em que a ação foi realizada e a organização dos órgãos de segurança na troca de informações juntamente com a comunidade. "Foi um trabalho conjunto e rápido onde foi necessário cuidado para que não houvesse feridos. A vítima não sofreu ferimentos e os criminosos foram presos."
Na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) nenhum familiar quis conversar com a imprensa. Dona Vavá foi ouvida pela polícia assim como familiares.
Entenda
A mãe do jogador Taison Freda foi sequestrada por quatro homens armados e com os rostos cobertos. De acordo com testemunhas, um veículo Siena branco teria estacionado em frente à casa em que a família mora, na Perret. Um homem teria descido do veículo com um buquê de flores e a irmã do jogador teria recebido a encomenda. No entanto, um dos suspeitos teria dito que não seria para a jovem, mas sim para a mãe do atleta, Rosângela Barcellos Freda. Quando ela apareceu para pegar as flores foi jogada para dentro do veículo, que fugiu. O Diário Popular entrou em contato com o empresário do jogador, que estava no clube Progresso, em Pelotas, quando teria sido informado sobre o ocorrido.
O Comando da BM montou uma operação especial para localizar a mãe do atleta a polícia também trabalhou com videomonitoramento para auxiliar nas buscas.
DIÁRIO POPULAR