Apesar da crise que atinge a Segurança Pública no Estado diante do parcelamento dos salários dos servidores, a ação de um policial nesta quinta-feira (3) em Pelotas repercutiu nas redes sociais.
No fim da manhã, um militar impediu assalto na esquina das ruas 15 de Novembro e Gomes Carneiro, próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros, no centro. Ele passava de carro pelo local por volta das 11h30min quando avistou um homem armado com uma faca tentando roubar um rapaz. O assaltante calçou a vítima contra a parede e passou a ameaçá-la para levar seus pertences. Foi quando o policial agiu e impediu a ação do bandido.
Assustada, a vítima fugiu sem ferimentos e com todos os seus bens, mas logo depois retornou e registrou a ocorrência. Contido pelo policial - que contou com a ajuda de um agente da Guarda Municipal e de bombeiros - o homem foi conduzido pela BM à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
O militar que evitou o crime é Alessandro da Rocha, que trabalha no Pelotão de Operações Especiais (POE). Com 18 anos de polícia, Alessandro estava na Câmara de Vereadores minutos antes para debater a situação dos servidores em uma audiência pública que acabou sendo transferida.
Alessandro conta que se sente triste pela situação imposta pelo governo. "A gente estuda, se prepara para cumprir uma missão diária e, de repente, acontece esse parcelamento. É humilhante", desabafa.
Apesar da realidade difícil, ao se deparar com a ação do bandido o policial não pensou duas vezes. "É um sentimento pela profissão, está no sangue. Independente de qualquer coisa, estamos diariamente na luta contra a criminalidade, mesmo recebendo R$ 600,00 e não tendo dinheiro para pagar as próprias contas."
A ação da Brigada Militar foi registrada por pessoas que passavam pelo local. Fotos e vídeos foram divulgados na internet e Alessandro teve a atitude bastante elogiada. "É uma pessoa que precisa da nossa ajuda e precisa ser ajudada. O sentimento de polícia fala mais alto", resume o militar.
Fonte: Diário Popular